Cuidados e higienização do aparelho fixo

 

Esse tipo de aparelho exige cuidados especiais no que diz respeito à sua manutenção, higienização e conservação das peças que o compõem.
 

As recomendações a seguir são de grande importância para o sucesso do tratamento. Elas devem ser lidas com atenção e seguidas dentro do maior rigor possível. Lembre-se que a sua colaboração é fator determinante para que possamos atingir o resultado desejado.

• Fazer a escovação de forma rigorosa e sem pressa, procurando limpar cada face do aparelho e dos dentes. 


• Usar o fio dental diariamente. 


• Nunca usar palitos ou outros objetos para limpar o aparelho. 


• Bochechar com um enxaguante bucal sem álcool durante um minuto. 


• Depois de colocar o aparelho fixo, não utilize mais os dentes da frente para cortar alimentos como maçã, sanduíches, churrasco, cenoura crua, pão francês, etc. Corte-os com uma faca em pedaços pequenos ou fatias finas. Evite ingerir alimentos duros como pipoca, pé-de-moleque, coco, amendoim, nozes, castanhas, milho verde na espiga e também alimentos pegajosos como balas, chicletes, jujubas e caramelos. Esses alimentos podem causar quebras no aparelho, deslocamento de bráquetes, dobras e deformações nos arcos, rompimento de bandas e outros. 


• Evitar alimentos que contenham muita fibra como abacaxi, manga e cana-de-açúcar. Faça suco deles.

 
• Mastigue com cuidado para não soltar as peças do aparelho. 


• É normal sentir dor nos três primeiros dias após a ativação ou manutenção do aparelho. Se o aparelho estiver machucando ou quebrar, ligue imediatamente para a Belle Art. Não remova por conta própria.

 
 
Escovação 

A escova adequada: a escova dental apropriada é aquela com cerdas arredondadas e macias. Para higiene do aparelho fixo, existem no mercado escovas próprias, com pequenos tufos, cerdas arredondadas em forma de "V" para facilitar a limpeza dos bráquetes e com duas fileiras de cerdas. A vida útil dessas escovas para pacientes de ortodontia é menor e, portanto, devem ser substituídas sempre que necessário.

O creme dental recomendado: no mercado brasileiro, os cremes dentais contêm flúor em condições de inibir o desenvolvimento da cárie e tornar a camada superficial de esmalte mais resistente. Escolha o que mais lhe agrada.

Técnica de escovação: existem diferentes técnicas que devem ser adaptadas individualmente para cada paciente. Evite apenas a escovação horizontal (vai e vêm), pois ela machuca a gengiva e provoca erosão dos dentes. Faça os movimentos com a escova da gengiva para a ponta dos dentes, como se estivesse varrendo, pois ao mesmo tempo em que a gengiva é massageada, a técnica ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável. Pergunte ao seu ortodontista qual a melhor técnica de escovação para o seu caso.

Outros procedimentos para melhorar a higiene bucal: o uso do fio dental é indispensável. Quem tem aparelho fixo deve utilizar o Passa Fio para passar o fio dental entre os dentes. Os bochechos com soluções fluoretadas uma vez ao dia, preferencialmente à noite e antes de dormir, também são importantes, pois auxiliam na proteção do esmalte dos dentes e inibem a aderência da placa bacteriana. Sempre que possível os pacientes devem levar sua escova na Belle Art para praticar a escovação sob a supervisão do ortodontista.

Informativo

Neste final de ano estaremos encerrando nossas atividades a partir do dia 24/12/16 e iremos retornar no dia 09/01/17.

Agradecemos sua compreensão!

Ouvidoria 

 Elogios. sugestões ou reclamações,  envie sua solicitação diretamente ao setor administrativo da clínica.

Enviar agora.

Atendimento via Whatsapp 

 (11) 96888-3827

(segunda a sexta das 09h as 19h)

 Agende sua consulta. 



Responsabilidade Técnica

A Clínica odontológica Belle Art está devidamente registrada junto aos órgãos competentes, especialmente ao CROSP-Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e ao CVS-Vigilância Sanitária, atendendo normas e preceitos técnicos.

Responsável Técnico

Dra. Vanessa de Pierri - CRO: 61159


 

O que é uma boa higiene bucal? veja mais...

 

Cuidados com o aparelho fixo? veja mais...